sexta-feira, 5 de julho de 2013

Educação a Distância


O mundo atual vem caracterizando uma busca cada vez mais acelerada e competitiva na vida do cidadão, sobrecarregando-o de responsabilidades, prazos e compromissos, cuja demanda dificulta o acesso a escolas e cursos presenciais.
            A Educação a Distância (EaD) tem se consolidado com sucessivas inovações, na aquisição de softwares e plataforma de gerenciamento que sustentam o crescimento e o desenvolvimento de cursos cada vez mais elaborados dentro da própria organização.
            Dentro deste sistema de Educação a Distância, o professor apresenta-se como um profissional fundamental, enquanto facilitador do processo pelo qual o aluno adquire conhecimentos, fazendo assim parte de um sistema de apoio a aprendizagem, devendo oferecer aos alunos condições para que possam desenvolver as atividades previstas no curso.

            A função do professor em EaD, constitui-se em tarefa bastante complexa, em construção permanente, que envolve aspectos metodológicos, técnicos, teóricos etc. Pressupõe, portanto, que ele possua uma visão clara da construção de conhecimentos como um processo dinâmico e relacional, da metodologia a ser utilizada, dos conteúdos e processos adequados de avaliação e sobretudo, da necessidade de uma  atitude de atuação consistente com essa visão. Para tal, sua formação deve estimular a construção destas competências necessária à manutenção dos níveis de qualidade do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário