Para
garantir uma boa comunicação o locutor precisa ter certeza que o receptor
interpretou corretamente a mensagem e com essa finalidade, em se tratando de
textos escritos, o hipertexto se apresenta como uma ferramenta benéfica,
facilitando a transmissão do conhecimento e direcionando a interpretação para
aquele fim desejado pelo relator/escritor. Para que haja essa interpretação correta,
onde o leitor possa esclarecer eventuais dúvidas, no corpo do texto estão
presentes palavras-chaves que são utilizadas para dar acesso a pesquisas, as
quais têm por objetivo esclarecer as palavras utilizadas no texto. Através dos
links acessados pelo hipertexto, podemos entrar em contato com os mais diversos
assuntos, o que nos possibilita participar ativamente no processo de busca,
formando assim novos conhecimentos. Sendo assim, a utilização desse recurso
tecnológico facilita o acesso às informações e a construção do conhecimento. Do
ponto de vista pedagógico, professores e alunos podem utilizar dessa tecnologia
como uma aliada no processo de ensino-aprendizagem, principalmente no Ensino à
Distância. Em se tratando de hipertexto, a leitura pode ser direcionada de
acordo com o leitor, aleatoriamente, podendo passar e voltar ao texto original,
interagir de forma autônoma, e ainda podendo usar essa ferramenta tanto como
leitor como autor. Mas deve-se ter o cuidado para que a leitura seja feita de
forma coerente, portanto o hipertexto deve ser bem elaborado, deixando claro
como devem ser usados os links para que se atinjam os objetivos do estudo. Em
suma, como as teorias pedagógicas defendem a autonomia, interação e a formação
de novos conhecimentos, o uso de hipertextos na educação vai de encontro a
essas propostas.
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